Osvaldo Pessoa – Aula 8 – Medicina e Método em Galeno (1/3)

1. Galeno

O maior médico romano seria Galeno de Pérgamo (129-c.200 d.C.). Estudou medicinaem diferentes centros, inclusive Alexandria, e tornou-se médico oficial dos gladiadores. EmRoma, tornou-se conhecido por suas aulas públicas, tornando-se médico da família imperial.

Deixou uma vasta obra em biologia e medicina, escrevendo também sobre filosofia efilologia. Defendeu o ensino de filosofia para médicos por três razões: (i) o doutor precisa sertreinado no método científico, para poder argumentar corretamente (mas nem tanto para saberavaliar evidência); (ii) o médico precisa estudar a natureza, ou como diríamos hoje, precisaconhecer teoria biológica; (iii) o doutor deve aprender a desprezar o dinheiro!

A fisiologia de Galeno partia da distinção tradicional entre quatro elementos (terra,água, ar, fogo) e quatro qualidades primárias (quente, frio, seco, úmido). Seguindo Platão,identificou três faculdades da alma: o racional (ligado ao cérebro, centro do sistema nervoso),o animal ou espiritual (ligado ao coração, a fonte das artérias) e o nutritivo (ligado ao fígado,fonte das veias). Esse esquema fisiológico seriaherdado pela medicina medieval e árabe.

Não tendo acesso a cadáveres humanospara dissecação, baseava suas conclusões noscorpos de animais. Em animais vivos, fezincisões em torno de diferentes vértebras paradeterminar que partes e funções eram afetadas.Seguiu a tradição de Hipócrates, estudouErasístrato, e se inspirou nos ensinamentos deAristóteles. Sua vasta obra anatômica se baseouna dissecação de macacos, o que o levou aalguns erros significativos.

Erasístrato havia seguido a recomendaçãode Aristóteles de estrangular o animalantes de fazer uma dissecação, e com issoconcluíra que nas artérias havia apenas ar.Rejeitando este método de preparação, Galenopôde mostrar que as artérias também contêmsangue. Distinguiu entre o sangue venoso, maisdenso e escuro, e o sangue arterial, mais leve,vermelho brilhante e imbuído de um “espíritovital” que seria produzido no coração a partirdo ar respirado.

A partir da vivissecção de animais, Galeno desenvolveu bastante a teoria da digestão,introduzindo outros elementos na visão exclusivamente mecanicista de Erasístrato. Destacouque na nutrição o alimento é inicialmente emulsionado em um “quilo”, para depois serdigerido (“pepsis”) e finalmente absorvido.

Segundo Galeno, o fígado geraria o sangue a partir da alimentação proveniente doestômago e dos intestinos, e o sangue nutriria o resto do corpo. Do fígado, o sangue iria pelaveia cava (VC) para o ventrículo direito (RV) do coração, de lá nutriria os pulmões e iria parao resto do corpo, impedido de retornar ao coração por causa de válvulas. Galeno supôs que afunção da respiração era o de esfriar o sangue e o coração, sendo que o ar iria até o coraçãoatravés veia pulmonar.

Seu erro mais famoso foi a conclusão de que no coração o sangue pode passardiretamente do ventrículo direito (“RV”) para o esquerdo, através da parede muscular quesepara estas duas cavidades (Fig. III.2). Chegou a esta conclusão por perceber que a válvulatricúspide (por onde o sangue entra no ventrículo direito, “1” na figura) era maior do queválvula pulmonar (“2” na figura), e por imaginar que capilares (como os que Erasístratoinferiu para a ligação entre artérias e veias) estariam presentes no septo (parede)interventricular. Assim, o sangue acabaria refluindo pela válvula mitral (“3”). Em seuraciocínio, utilizou também o princípio de que a natureza não faz nada sem um motivo.

 

29 Sobre Galeno, incluindo a Fig. VIII.1, consultamos LLOYD (1973), op.cit. (nota 25), pp. 75-90.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s