Oswaldo Pessoa – Aula 6 – A Ciência Aristotélica e seus Sucessores (2/4)

2. A Biologia de Aristóteles
Aristóteles é considerado o pai da biologia. Deu nome a cerca de quinhentas espécies de animais, tendo feito dissecações (mas não de seres humanos), descrevendo a anatomia do camaleão, de caranguejos, lagostas, cefalópodes e muitos peixes e pássaros. Observou meticulosamente o acasalamento de insetos e o comportamento dos pássaros. Descreveu o comportamento e a anatomia das abelhas.
Estudou principalmente a vida marinha. Sua descrição das partes da boca do ouriço- do-mar levaram ao termo “lanternas-de-aristóteles”. Afirmou corretamente que os ovos de certa espécie de ouriço-do-mar são maiores na lua cheia. Observou que a fêmea da lampreia abandona seus ovos para que o macho tome conta (fato só confirmado em 1856). Fez também testes de percepção sensorial em vieiras e esponjas. Na embriologia, estudou o crescimento do embrião do pinto e observou a batida do seu coração. Descreveu o cação-de-espinho, peixe vivíparo que tanto impressionara Anaximandro. Observou também a “hectocotilização” em cefalópodes (polvos, etc.), quando o macho fertiliza a fêmea com seu tentáculo. Essas duas observações só seriam confirmadas no século XIX.
Esboçou uma classificação dos seres vivos, organizando uma “escala da natureza”, partindo das plantas, passando pelas esponjas, águas-vivas, moluscos, até o outro extremo, com mamíferos e o homem. Em sua discussão sobre a reprodução, analisou a questão de se a semente contém todas as partes do progenitor adulto (a “pangênese” dos atomistas e de alguns médicos), e concluiu que não. Em comparação com sua excelente zoologia, sua anatomia e fisiologia humana, assim como sua botânica, continham muitos erros. Acreditava, por exemplo, que a função do cérebro era resfriar o sangue e que o coração era o centro das sensações e da consciência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s