Oswaldo Pessoa – Aula 1 – Primórdios da Ciência Grega 1/3

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência I – Osvaldo Pessoa Jr. – 2010

Capítulo I

PRIMÓRDIOS DA CIÊNCIA NA GRÉCIA

1. O Início da Especulação Científica

Considera-se que a ciência teve pelo menos dois nascimentos, na Grécia e na China. No caso da Grécia, o início da ciência é atribuído aos pensadores da cidade de Mileto (Ásia Menor, atual Turquia), no séc. VI a.C. No caso da China, um estágio semelhante existiu mais ou menos na mesma época, especialmente no estado de Chhi, na atual região do Shandong.

Concentrando-nos na tradição ocidental, por que, afinal, atribui-se o início da ciência aos pensadores de Mileto1? Certamente muito já havia sido feito nas civilizações da Mesopotâmia, do Egito e do Mediterrâneo (Minóica e Micênica). Destaquemos os avanços feitos na técnica, na medicina e na astronomia.

Com relação à técnica, em 3000 a.C, já havia a metalurgia, a tecelagem e a cerâmica, assim como o uso da roda em veículos de transporte (adaptado da roda do ceramista). A agricultura, com suas técnicas de irrigação, domesticação de animais, preparação e preservação de alimentos, foi essencial para o surgimento de cidades. Além disso, a escrita surgiu em torno de 3500 a.C. Tais desenvolvimentos técnicos implicam uma ciência? À medida que não envolvem uma teorização explícita, não. No entanto, tais desenvolvimentos certamente envolvem uma grande capacidade de observação, raciocínio e aprendizado, que são essenciais na ciência.

A medicina nos antigos Egito e Mesopotâmia era dominada por magia e explicações baseadas em espíritos, mas diversos diagnósticos e tratamentos baseados no uso de ervas já eram oferecidos, e a cirurgia já era feita no Egito (voltaremos a esse assunto na seção VII.1).

Com relação à astronomia e à matemática, boa parte do esforço astronômico se dirigia à elaboração de calendários, o melhor dos quais era o egípcio. No entanto, foi na Babilônia que a matemática e a astronomia mais avançaram. Os babilônios introduziram um sistema numérico com “valor posicional”, como o nosso atual, só que na base 60 ao invés de na base 10. Já o sistema egípcio era como o grego e o romano, sendo inferior para certas operações, como as envolvendo frações. Os babilônios registravam sistematicamente os acontecimentos celestes, como os aparecimentos e desaparecimentos do planeta Vênus, eclipses solares e lunares, além de fenômenos meteorológicos. Com isso, eram capazes de fazer algumas previsões astronômicas, baseadas em regularidades aritméticas (e não modelos geométricos do cosmo), como as de eclipses lunares (os solares são mais difíceis de prever). A patronagem (financiamento) do trabalho dos astrônomos já era feita pela corte.

Com este pano de fundo, o que os milésios como Tales, Anaximandro e Anaxímenes, além dos outros chamados “filósofos pré-socráticos”, trouxeram de novo? Em primeiro lugar, a separação entre a natureza e o sobrenatural. As explicações dos milésios não faziam referência a deuses ou forças naturais. Se na mitologia grega os terremotos tinham sua origem no deus dos mares (Poseidon), para Tales a explicação não envolvia deuses. Para ele, a terra boiava na água do oceano, e os terremotos teriam sua origem em grandes ondas e tremores marítimos. A segunda novidade dos gregos era a prática do debate. Os pensadores présocráticos discutiam criticamente as idéias de seus colegas e antecessores, muitas vezes em frente a uma platéia. Uma conseqüência disso é que diferentes explicações para um mesmo fenômeno natural passavam a competir entre si. O esforço para encontrar a melhor explicação levava a uma reflexão a respeito dos pressupostos, das evidências e dos argumentos a favor e contra teorias opostas. Por que estas novidades surgiram numa cidade-estado grega no séc. VI a.C., e não em outro lugar ou em outra época? Uma contribuição decisiva foi dada pela organização política de cidades-estado como Mileto, Atenas e Corinto, onde os cidadãos participavam ativamente na escolha de membros do governo e na elaboração de leis.

 

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