Conto Zen – A bicicleta

Um mestre Zen viu cinco dos seus pequenos discípulos voltando das compras, pedalando suas bicicletas.
Quando eles chegaram ao monastério e largaram suas bicicletas, o mestre perguntou aos estudantes:

“Por que vocês andam com suas bicicletas?”

O primeiro discípulo disse:

“A bicicleta carrega, para mim, os sacos de batata. Estou feliz por não ter de carregá-los em minhas costas!”

O mestre elogiou o primeiro aluno:

“Você é um rapaz muito inteligente! Quando você crescer você não andará curvo como eu ando.”

O segundo discípulo disse:

“Eu adoro ver as árvores e os campos por onde passo!”

O mestre elogiou o segundo discípulo:

“Seus olhos estão abertos e você enxergará o mundo.”

O terceiro discípulo disse:

“Quando eu pedalo minha bicicleta eu fico feliz e cheio de “mio rengue quio” (energia).

O mestre louvou o terceiro estudante:

“Sua mente se expandirá com a suavidade de uma roda novamente centrada.”

O quarto discípulo falou:

“Pedalando minha bicicleta eu vivo em harmonia com todas os seres sencientes.”

O mestre ficou feliz e disse ao quarto estudante:

“Você pedala no caminho dourado da bondade.”

O quinto aluno disse:

“Eu pedalo minha bicicleta por pedalar”.

O mestre sentou-se aos pés do quinto estudante e disse:

“Sou seu discípulo.”

Postado por Jeane Dal Bo.
http://bossazen.blogspot.com/

Deixe um comentário

