Joseph Campbell (1904 – 1987) – E-Book

Joseph Campbell (1904 – 1987) Nasceu em Nova York e estudou literatura medieval na Universidade de Colúmbia, depois em Paris e Munique. Em sua estadia européia foi influenciado pela arte de Picasso e Matisse e pelas idéias de Freud e Jung, além de James Joyce. Esses contatos e leituras amadureceram a crença de Campbell de que os mitos de todos os povos têm base comum na necessidade de explicar realidades sociais, cosmológicas e espirituais. Campbell voltou a Nova York aos 25 anos. Estudou literatura comparada e depois ensinou essa matéria por quarenta anos. Foi editor de livros de várias épocas e assuntos, mas principalmente sobre arte, mitos e filosofia.

ISTO ÉS TU – Clique aqui
Sinopse
Nesta obra, Joseph Campbell faz uma seleção de conferências e ensaios que aborda a tradição judaico-cristã, seus símbolos e metáforas e os interpreta à luz de seus notáveis conhecimentos da literatura mundial. O autor estabelece principalmente a diferença entre a interpretação literal e a metafórica da religião e reexamina a função essencial dos símbolos judaicos como chave para a compreensão da espiritualidade e da revelação mística.

Mitos, Sonhos e Religião – Clique Aqui
Sinopse
Referência em todo o mundo quando o assunto é mitologia, Joseph Campbell reúne, neste volume, um precioso conjunto de ensaios que investigam as relações dos sonhos e mitos nas artes, na religião, na filosofia e na vida moderna. Nesta seleção de brilhantes ensaístas encontram-se Alan Watts, autor do clássico O espírito do zen, que aqui escreve sobre a mitologia ocidental, e o psicólogo Rollo May, conhecido no Brasil por seu best-seller A coragem de criar. Completam o time Norman O. Brown, David L. Miller, John F. Priest, Amos N. Wilder, Stanley Romaine Hopper, Ira Progoff, Owen Barfield e Richard A. Underwood.

As Máscaras de Deus – Volume 2 – Clique Aqui
Sinopse
Este volume, o segundo dos quatro que compõem As Máscaras de Deus, começa com uma reflexão sobre o diálogo mítico entre Oriente e Ocidente: Joseph Campbell mostra de maneira singular o encantamento onírico da tradição contemplativa oriental – cujo propósito é a identificação e fusão com o divino. A contrapartida ocidental revela a separação entre as esferas divina e humana. Aqui, a questão suprema não é a identificação, mas o modo de relacionar-se com a divindade. Seguindo uma rota invisível pela qual transitam mitos, ritos e crenças, este volume aborda as mitologias que se desenvolveram na Suméria, no Vale do Nilo, na Índia dravídica, védica e budista, na China taoísta e confuciana, na Coréia, no Tibete e no Japão.

O Herói de Mil Faces – Clique Aqui
Sinopse:
Embora apresentem amplas variações em termos de incidentes, de ambientes e de costumes, os mitos de todas as civilizações oferecem um número limitado de respostas aos mistérios da vida. Em O Herói de Mil Faces, Joseph Campbell ? reconhecidamente, um dos maiores estudiosos e mais profundos intérpretes da mitologia universal ? apresenta o herói compósito: Apoio, Wotan, Buda e numerosos outros protagonistas da religiões, dos contos de fada e do folclore representam simultaneamente as várias fases de uma mesma história. O relacionamento entre seus símbolos intemporais e os símbolos detectados nos sonhos pela moderna psicologia profunda é o ponto de partida da interpretação oferecida por Campbell. O ponto de vista psicológico é, então, comparado com as palavras proferidas por grandes líderes espirituais, como Moisés, Jesus, Maomé, Lao-Tzu e os Anciãos das tribos australianas. Oculto por trás de um milhar de faces, emerge o herói por excelência, arquétipo de todos os mitos. Sem dúvida ? afirma o Autor na introdução a este volume ?, há diferenças entre as diversas mitologias e religiões da humanidade, mas este é um livro a respeito das semelhanças. Uma vez compreendidas as diferenças, descobriremos que são bem menores do que popularmente (e politicamente) se supõe. (Ilustrado)

O Poder do Mito – Clique Aqui
Sinopse
“O Poder do mito” é uma animada conversa entre o jornalista norte-americano Bill Moyers e seu entrevistado, o professor Joseph Campbell, uma das maiores autoridades mundiais em mitologia. Uma discussão sobre os mitos antigos e modernos que estão na base psíquica de todo ser humano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s