Teoria da escola dualista

Principal Obra – L´École Capitaliste (1971). C. Baudelot e R. Establet

A tese é que a escola está em dividida em duas grandes redes, as quais correspondem da sociedade capitalista em duas classes fundamentais, a burguesia e o proletariado.

“Considerando que o proletariado possui uma força autônoma e forja na pratica da luta de classes suas próprias organizações e sua própria ideologia, a escola tem por missão impedir o desenvolvimento da ideologia do proletariado e a luta revolucionaria. Para isso ela é organizada pela burguesia como um aparelho separado da produção. […] ela qualifica o trabalho intelectual e desqualifica o trabalho manual, sujeitando o proletariado à ideologia burguesa sob um disfarce pequeno-burgues. […] A escola é longe de ser um instrumento equalização social, é duplamente um fator de marginalização: converte os trabalhadores em marginais, não apenas por referencia à cultura burguesa, mas também em reação ao próprio movimento proletario, buscando arrancar do seio desse movimento (colocar a margem dele) todos aqueles que ingressarem no sistema de ensino.” (Saviani, 2007 p. 27-28)

Primária profissional – (PP) – Para os que constituem as classes dominadas.

Conteúdo: Dominado pelas noções adquiridas no ensino primário, sempre revistas e repetidas; ligada ao concreto.

Conteúdos culturais: Recebem a mesma cultura mas de forma degradada, empobrecida, vulgarizada – o que dá à ideologia SS o caráter dominante. Se submetam à ideologia dominante.

Secundária Superior (SS) – Reservadas para os filhos da classe dominante.

Conteúdo: São uma preparação para o ensino superior; preserva a abstração.

Conteúdos Culturais: Se consome a cultura própria da classe dominante; prepara os futuros agentes intérpretes dessa ideologia.

“O crescimento das possibilidades de escolarização de todas as classes sociais não mudou a distribuição de probabilidade para alcançar os níveis mais elevados de ensino, de acordo com as diferentes classes sociais.” (Gadotti, 2006 p. 189)

“A linguagem desempenha um papel importante na divisão e na discriminação. São os alunos das classes populares que têm maiores problemas na leitura e escrita, logo na primeira série. A escola reforça apenas a linguagem burguesa, a “norma culta”, desconsiderando as práticas lingüísticas das crianças e pobres.” (Gadotti, 2006 p. 190)

Eles não encaram a escola com o palco da luta de classes (Diferente de Althusser), assim a escola seria apenas um instrumento da burguesia na luta ideológica. A escola não é vista de forma que ela constitua num instrumento de luta do proletariado, uma vez que a ideologia proletária adquire sua forma acabada no seio das massas e organizações operárias, não se cogita em utilizar a escola como meio de difundir a referida ideologia.

Boudelot e Establet, defendem a idéia da existência de duas rede escolares:

Definição de Snyders – “Baudelot-Establet ou a luta da classe inútil”

9 comentários em “Teoria da escola dualista

  1. […] missão impedir o desenvolvimento da ideologia do proletariado e a luta … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  2. Diego Sousa disse:

    Este comentário sobre a teoria da escola dualista está muito interessante e objetivo, me ajudou muito para fazer um trabalho academico.
    muito obrigado

  3. […] 03/08/2010 às 12:03 · Arquivado em Filosofia da Educação […]

  4. Maria G. disse:

    Esta muito interessante esse resumo da escola dualista, me fez entender melhor.
    obrigada

  5. Jorge Simão disse:

    O resumo sobre a teoria da escola dualista está excelente. Parabéns áqueles que o elaboraram.

  6. NILDA disse:

    Parabéns pelo resumo sobre a teoria dualistam me ajudou a enter melhor sobre a mesma.

  7. mesaque disse:

    cite-as as caracteristicas do dualismo ?

  8. railma martiniano disse:

    esse resumo esta bom de entender, porém eu ñ vi em nenhum momento algo relacionado ao criador da teoria da escola dualista… mesmo assim consegui entender um pouco sobre a mesma. obrigada! Railma martiniano

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