Como conseguir ter uma cidade Justa?

“A cidade justa é aquela onde o filosofo governa, o militar defende e a econômica provêem da sociedade. O estado possui 4 virtudes cívicas, três representada pelas classes – temperança, coragem, prudência – e a quarta, e a mais importante, depende das 3 classes: a justiça (harmonia e hierarquia das funções). A razão que governa.” (CHAUI, Marilena. Introdução a história da filosofia. São Paulo: Cia das Letras,2002. p309)
Assim para Platão cada Classe terá que cumprir seu papel, entendendo que se houver um embaralhamento entre os papeis, a cidade jamais conseguiria ser justa. Assim como a Democracia, onde todos podem interferir na política da polis independente de sua classe. Para Platão a democracia, tem como essência a injustiça.

2 comentários em “Como conseguir ter uma cidade Justa?

  1. SOU ESTUDANTE DO 3º ANO DE FILOSOFIA , E ESTOU PREPARANDO MINHA MONOGRAFIA O CONCEITO DE JUSTIÇA EM PLATÃO- E PRECISO COMPRAR O LIVRO “A REPÚBLICA” DE PLATÃO. EDITORA CALUSTE- PODE SER USADO.

  2. abdala cinema disse:

    GOSTEI ,MUITO DO RESUMO, espero que esse conhecimento mim seja muito util sem senssura, sem paupites. meu canimambo=obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s